Leitura e os sentidos do texto
Passo 01 a) Concepção de Leitura
Para se ter um entendimento de um texto, é preciso que antes de iniciar a leitura, se tenha um conhecimento prévio, pois se fizermos uma leitura médica, seja de uma bula, de uma prescrição de algum medicamento, não teremos uma conclusão do que este escrito naquele texto, mais as pessoas da área da saúde, certamente já vão saber no ato da leitura o que está sendo dito naquele texto. A concepção de leitura, é um ligamento entre pensamentos, de sujeito psicológico, normalmente quando já temos uma concepção do que estará sendo dito no texto, é como se o autor do texto, estivesse conectado, em seu pensamento, ligando-se as suas informações, pré concedidas através de seu conhecimento, de sua busca pela a informação. Pois ter concepção de uma leitura, é ter conhecimento, é ampliar seus horizontes de valores, e a leitura é mais do que decodificação, pois um leitor ativo sempre terá mais conhecimento de mundo.
b) Estratégias de Leitura
Começa com a nossa antecipação, e hipótese sobre o tema do texto, uma maneira de chamar nossa atenção é o titulo, de um texto, quando lemos um titulo e aquilo está escrito já logo no inicio chama nossa atenção, é porque já se tem uma noção do que possa este relacionado, no conteúdo do texto. Outras estratégia, é o autor do texto, pois quando conhecemos, alguns autores, já formamos, uma escala de afinidade, e quando deparamos com um texto de um autor que nos identificamos, ou admiramos, logo se sabe, que o texto será de agrado do leitor. O meio de comunicação, é fator de estratégia, o veiculo que comunicação, que está o texto, pode chama a atenção, dependendo se o tipo de veiculação é de agrado ou não. Pois certamente, um texto de economia, não agradará os leitores de revista de tablóides midiáticos.
A distribuição de informação, agrega uma estratégia de leitura, pois quando se tem um texto que é de seu conhecimento, isso chama sua atenção, mais pode se que quando, o texto esta colocado