Leitura, texto e sentido
1- Concepção de leitura:
A leitura é vista como uma forma de conseguirmos entender as ideias do autor. É nada mais que, um meio que nos mantem concentrados, no autor e nas suas intensões que são passadas através do texto.
2- Foco no texto:
O leitor,já mantém o foco no texto, em si. Buscando entender o sentido das palavras, através da estrutura do texto.
3- Foco na interação autor-texto-leitor:
Cada leitor cria e interage com o texto. Formando sua interpretação e reconhecimento do escrito, apartir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o determinado assunto, sobre o autor e sobre o que sabe referente a linguagem.
4- Objetivos de leitura:
São vários os meios para que são utilizados a leitura. Pode ser utilizada para meios informativos (revistas, jornais), educativos (livros, dissertações), para realizarmos consultas (catálagos, dicionários), meios "obrigatórios" que necessitamos saber (bulas, manuais), entre aqueles que captamos automaticamente (outdoors, banners).
5- Leitura e produção de sentido:
Esse meio de compreender, depende do conhecimento, da interação do leitor, da durabilidade e da qualidade do texto.
6- Leitura e ativação de conhecimento:
São baseadas no que nós possuimos de conhecimento. A maneira com que captamos as informações, é referente às nossas experiencias de vida.
7- Pluralidade de leituras e sentidos:
Consideravelmente é vista a diferença, pelos conhecimentos de um leitor para o outro. A interação autor-texto-leitor, que acaba dando o real sentido no texto. A pluralidade de leituras e sentidos varia, dependendo do tamanho do texto e do conteudo em si.
8- Fatores de compreensão da leitura:
A compreensão em leitura depende da criação de uma representação que seja de acordo com a mensagem que está sendo passada através do texto. Porém, a criação dessa estrutura mental pode ser prejudicada por inúmeros fatores, entre eles a falta de conhecimento sobre o assunto do texto e a falta de