LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
A Leitura é uma atividade essencial na nossa vida, deve fazer parte do nosso cotidiano. Para compreender um pouco mais sobre essa atividade e sua importância, abordaremos algumas concepções de leitura.
1 - Foco No Autor:
Nessa concepção a leitura é entendida como atividade de captação das ideias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, a interação autor-texto-leitor com propósito constituído sociocognitivo interacionalmente. O foco de atenção é, pois, o autor e suas intenções, e o sentido está centrado no autor, bastando tão somente ao leitor captar essas intenções.
1.1 - Foco No Texto:
A leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto, cabe-lhe o reconhecimento do texto, o leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento, de reprodução.
1.2 - Foco Na Interação Autor-Texto-Leitor:
Nesta concepção a leitura é uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realizam evidentemente com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização. Assim a leitura se torna uma atividade que de levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. A leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto.
Na leitura de um texto encontramos inicialmente o título, subtítulo, negrito, itálico, esquema. Isso pode ser utilizado como recursos para prever qual será o assunto do texto, por exemplo. Esses indicadores servem para ativar o conhecimento prévio e serão úteis quando precisarem extrair as ideias centrais.
Ler é aperfeiçoar o conhecimento, o mais importante na leitura é o sentido do texto e não exatamente um sentido para o texto, dessa forma ativamos o lugar social, as vivências, as relações, os valores e os conhecimentos textuais.
Assim, para que o