Resumo Livro "O sabor da Qualidade"
Autor: Subir Chowdhury
Autor do livro estava cansado de ver seus vendedores correndo atrás de vendas dos sorvetes que fabricavam e não conseguirem nada. Foi ai que decidiu ir atrás da Natural Foods, que é um lugar onde seu último vendedor foi e não conseguir realizar uma venda. Chegando nesse lugar ficou encantado com a loja e o atendimento, lembrou que o gerente de lá era um antigo conhecido, um vizinho de mais de anos. Resolveu ai procura-lo, afim de tentar entender o porquê seu sorvete não os agradava, já que para ele os sorvetes eram ótimos e que tinham vários sabores. Mike, o gerente do Natural Foods, lhe fez várias perguntas que ele mesmo nem teve a coragem de responder. Pete tinha a certeza da qualidade de seus produtos, mas não tinha descoberto uma forma de preparar um sorvete melhor sem aumentar os preços e lançava como alternativa a criação de novos sabores e o atrativo das embalagens chamativas, mas tudo isso durava apenas por um ou dois trimestres.
Pete estava preocupado apenas com a venda de seus produtos e não com que realmente o que seus clientes ou estabelecimentos queriam comprar.
Como diz “a qualidade deve estar no nosso DNA, deve ser o cerne de tudo”, ou seja, devemos no nosso trabalho pensar sempre em atender bem o nosso cliente, seja ele interno ou externo. É preciso adotar cada vez mais a qualidade em nosso dia a dia. O primeiro passo que deveria ser seguida é conhecer as pessoas que estão em seu circulo de convivência.
Depois de muitos conselhos de Mike, estava decidido a mudar. E disse o gerente da Dairy cream… ”Não vendi nenhum sorvete naquele dia, já não parecia tão importante”…
E Pete tem que se preparar porque vai ter muito trabalho pela frente, pois a qualidade não se melhora de um dia para o outro.
Com muitos problemas e sem saída, Pete busca ajuda de sua esposa. Conta tudo a ela e tem o seu apoio. Mais encorajado volta a Dairy Cream e reúne seus funcionários. Pede a opinião de todos