Brincadeiras e jogos como recurso
Frase: “As crianças só são livres quando brincam entre si dentro de suas faixas etárias: é nessa ocasião que, verdadeiramente criam e desenvolvem sua autonomia. O melhor brnquedo didático para uma criança é outra criança da mesma faixa de desenvolvimento”.
Agradecimentos: Agradecimntos infinitos à Deus, em primeiro lugar por ter nos dado a vida, em segundo, por termos encontrado nosso caminho e em terceiro, por permitir que chegássemos até aqui.
Dedicatória: Dedicamos este trabalho à nossas famílias, aos amigos , aos mestres, fiéis colaboradores do saber e às crianças, que nos encantam apenas por existir.
INTRODUçÃO
Esta Monografia foi escrita com o objetivo de concluir o curso Normal Superior e adquirir aptidão necessária para ser um futuro profissional. Cursar um nível superior é alcançar o início de um grande sonho preparar-se maneira consciente para desempenhar a arte da contribuição na construção do conhecimento. E, o que é a construção do conhecimento? Onde começa e onde termina? Ora, construir conhecimento é iniciar uma vida social. O ser humano não veio ao mundo para manter uma vida isolada, mas sim para conviver em grupos, ou seja, participar da sociedade, atuando sobre ela. Para tal, é necessário que hajam regras, denominações e coerência em tudo que à ela se aplicar. A construção do conhecimento nada mais é do que a aquisição de capacidades que o indivíduo adquire ao longo do tempo. A grosso modo, ela se inicia após o nascimento, quando o bebê sai do ventre de sua mãe e é apresentado à família. Porém, muitas constatações são dadas e verdadeiramente falando, a construção do conhecimento acontece durante toda uma vida. Há quem imagine que o conhecimento só ocorra na fase escolar, dentro de uma sala de aula, perante um mestre; há outros que digam nunca terem construído algo e há ainda os que como nós, insistem em saber cada vez mais, dizendo que este é infinito. Enquanto estivermos vivo as, seremos insaciáveis na busca do