A liderança no ambiente de trabalho
Podemos perceber que as organizações estão em constante mudança, mudanças estas que são inevitáveis e necessárias para a revitalização da gestão de liderança e o comportamento humano no ambiente de trabalho. É muito importante sabermos lidar com ocorrências emergenciais e imprevisíveis que podem vir a gerar instabilidade ao plano de negocio, pois isto é a chave para que possamos atingir bons resultados nas tentativas de adequar o comportamento humano aos grandes desafios organizacionais.
Liderança é o uso da influencia para dirigir e coordenar as atividades de um grupo, bem como também transações mutuamente gratificantes entre lideres e colaboradores dentro de uma situação. Podemos encontrar ai alguns erros que são cometidos no planejamento da mudança que são relacionados com a capacidade do líder em influenciar as pessoas, suas competências nas negociações e a sua capacidade em antecipar possíveis ameaças nas mudanças. Os fracassos nesses planos de mudança podem vir a ocorrer por problemas no processo de formação de liderança no ambiente de trabalho e os fatores psicológicos dos relacionamentos interpessoais.
Os desafios da liderança é conseguir compatibilizar os objetivos que a organização possui com os dos grupos e das pessoas em si. O que deve ser feito na formação de liderança nos grupos organizados são os lideres facilitarem o caminho para que objetivos comuns sejam atingidos de forma rápida, e também encorajar e apoiar o atendimento das metas profissionais e pessoais, fazendo com que os sentimentos de ganhos sejam compartilhados em toda a organização. A liderança é uma capacidade que pode facilmente ser desenvolvida pelas pessoas. Ela é suscetível de ser institucionalizada como uma filosofia de trabalho. Em muitas abordagens sobre liderança podemos observar que um líder precisa incorporar em seu comportamento qualidades que faram com que ele seja legitimado pelas pessoas como o guia em busca de bons resultados. Dentre