Liderança no ambiente de trabalho
A falta de uma liderança focada nas necessidades das pessoas é outro dos erros, freqüentemente, acometidos. Não devemos esquecer que a base das relações interpessoais encontra-se na capacidade de atingir os objetivos traçados, preservando os interesses dos outros.Outro motivo do fracasso das mudanças refere-se à falta de capacidade do líder em antecipar situações ameaçadoras. A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, pertencente ao Grupo Manpower, divulgou dados de uma pesquisa que mostra os principais fatores que levam um líder ao sucesso e ao fracasso. Do total de entrevistados, 40% apontaram a incapacidade e/ou falta de empenho para construir um bom relacionamento com a equipe como principal item que leva o líder ao fracasso.
O segundo fator responsável pelo fracasso de um gestor, com 26%, foi a falta de identificação com a cultura da empresa. A não-entrega de resultados aceitáveis foi a terceira mais votada, com 11%.
Entre os fatores que levam os gestores ao sucesso estão a adaptação aos valores e cultura da empresa (68%), seguido por habilidades interpessoais (66%), motivação para liderar (62%) e experiência profissional anterior (57%).
Um erro, freqüentemente, acometido é a não exploração da situação atual da organização, não questionando, por exemplo, sobre o que aconteceria no caso de se aplicar uma determinada política ou de deixar de fazer ou não inovar uma prática empresarial mantida ao longo dos anos. as empresas que se eximem de praticar a pró-atividade, além de perder uma boa lição de aprendizado, limitam as suas possibilidades de serem eficientes e competitivas.
A inovação hoje no Brasil tem como calcanhar de Aquiles a cultura conservadora do pequeno e médio empreendedor. Inovar é um fator determinante para a competitividade do negócio. Mas, para que esse investimento se transforme em resultados, é preciso empunhar essa bandeira e acreditar no seu