A liderança como ferramenta de comunicação nas organizações
(Parte: Pâmela Raiça Mendes)
O termo liderança está relacionado à capacidade de influenciar pessoas, de conduzi-las a realização de um determinado objetivo.
A comunicação consiste em um relacionamento interpessoal que precisa ser encarada como uma ferramenta estratégica para o exercício da liderança.
Cabe ao líder fazer com que as informações se transformem em conhecimento e isso gere comprometimento e resultados para a empresa.
Se o líder não mantém sua equipe constantemente informada, não partilha o conhecimento do que acontece na organização, não esclarece os objetivos e metas a serem atingidos, e isso gera um descomprometi mento entre os funcionários.
Nada pode substituir a comunicação face a face dentro de uma organização, pois o relacionamento será superficial, incompleto e com baixos índices de confiabilidade.
As lideranças se constituem na principal mídia, no principal veículo de comunicação de uma empresa, mídia de apoio serve apenas para reforçar aquilo que foi transmitido em primeira mão pelos lideres da organização.
Comunicação Organizacional
(Parte: Vanessa Souza)
A comunicação passa exercer um importante papel no estabelecimento dos canais efetivos de ligação com diversos segmentos que são relacionados a organização. Antes de discutirmos o papel da comunicação, primeiro iremos refletir sobre os pontos centrais da temática que são: * A comunicação organizacional Segundo Torquato Rego, a organização organizacional passou por alguns momentos, que caracteriza seu crescimento. Em sua trajetória, Bueno destaca 5 grandes momentos decisivos que foram:
* Antes da década de 70, cujas atividades de comunicação desenvolvidas pelas empresas ou entidades eram absolutamente fragmentadas e pouco profissionalizantes. * A década de 70 aponta para algumas mudanças, chega nas empresas profissionais de comunicação e a importância da comunicação já fica visível. * A década de