Formas de comunicação do administrador
Sabemos que a comunicação é o processo através do quais pessoas interagem e se relacionam para que haja um entendimento entre si. Um processo evolutivo e culturalmente dependente de compartilhar informações e de criar relacionamentos em um ambiente projetado para um comportamento manejável, cooperativo e orientado por objetivos.
O termo comunicação em Administração é relativamente novo, não era uma parte importante do vocabulário da Administração até o final da década de 1940 e início da década de 1950. A medida que as organizações se tornaram mais consciente das pessoas, na abordagem humanística e quando os cientistas do comportamento começaram a aplicar suas pesquisas às organizações, a comunicação passou a despertar a atenção dos administradores.
Com a globalização a corrida das empresas para atingir padrões competitivos, a comunicação tornou-se uma ferramenta utilizada para conseguir comprometimento dos membros da organização, possibilitando a compreensão da missão da empresa, de suas metas, filosofias e políticas, gerando assim agregação de valores, o que é essencial no processo de crescimento e expansão dos negócios.
Deste modo recorremos a pesquisa descritiva para levantar características, fatos e fenômenos relacionados ao ambiente organizacional no que tange o processo comunicativo. A fim de apresentar problemática que atinge as relações entre grupos sociais e organizacionais, bem assim a sua importância, influencia e os impactos causados.
O primeiro tópico versa sobre a historiografia da comunicação para que possamos compreender a necessidade da mesma nas organizações. A história pode nos auxiliar a interpretar as diversas nuances comportamentais e culturais dentro e fora do mundo empresarial.
Já o segundo tópico abordaremos os meios de comunicação e seus diversos aspectos, onde buscaremos abarcar em uma visão genérica dos diferentes meios através do qual se transmite a mensagem.
O terceiro tópico envolverá as estratégias de organização