Teste stoop
Relatório teste Stroop
Este relatório ira apresentar resultados da aplicação do teste Stroop, que foi formulado por Jonh Ridley Stroop em 1935, tem como função medir a atenção seletiva, e a capacidade que cada individuo tem de se manter focado em uma tarefa, tentando inibir a tendência de fornecer respostas incorretas, que na maioria das vezes são consequências do processo automatizado de nossa mente. A dificuldade do teste esta no fato de que ler se torna uma atividade automática, no decorrer do teste o participante precisa usar o processo concentrado, desassociando a escrita da cor, pois mesmo quando tentamos ignorar os estímulos o cérebro registra automaticamente seu significado.
Foi aplicado em dois participantes, de diferente faixa etária e grau de escolaridade, levando em consideração suas diferenças para identificarmos seus processos cognitivos e os tipos de atenção aplicados por ele no ato do teste.
As quatro partes do teste são apresentadas ao participante separadamente, onde ele deve concluir uma por vez, medindo-se o tempo levado para conclusão de cada fase. Primeiro é apresentado a tabela de cores: vermelho, amarelo, verde, azul e preto. Esta tarefa é considera a mais simples, pois o participante só deve identificar as cores vista na tabela. Depois é apresentada a ele a lista das cores por escrito, onde ele pode trabalhar em processamento automático (que exige pouco ou nenhuma intenção ou esforço) pois já esta habituado a leitura. Em seguida uma nova lista de palavras, agora coloridas, é apresentada, nesta fase o nível de dificuldade aumenta, pois o participante deve ignorar a cor, e ler somente a palavra. A ultima fase, considerada a mais difícil, consiste em uma lista de palavras coloridas, onde a palavra escrita é uma cor, e a palavra que deve ser identificada é outra, por exemplo, a palavra ‘preto’ esta escrita em vermelho, neste momento do teste deve-se dizer somente a cor, o que torna mais difícil