Pcp velas
Planejamento e Controle de Produção
FABRICA DE VELAS TERESÓPOLIS (tipo 7 Dias)
Daniel Antunes
Matheus Dias
Engenharia de Produção
6º Período
Teresópolis
(Setembro/2012)
Conteúdo
Objetivos 2
Metodologia 2
Fundamentação 2
Recursos 2
Materiais 2
Recursos Humanos 3
Custo x Beneficio 3
Anexos 3
Objetivos
O produto “velas” está associado a momentos pessoais, ajudando as pessoas a exprimirem seus sentimentos e também está diretamente ligado à nossa cultura e folclore. São utilizadas desde um acontecimento social (por exemplo um jantar sofisticado) como na maioria das comemorações religiosas.
Observa-se assim, que o produto de uma Fábrica de Velas pode ter várias utilidades, podendo-se dizer que são quase inesgotáveis. Não só esses fatores podem levar a se optar por este empreendimento, mas também a simplicidade no processo de produção, além de não exigir alto investimento e nem mão de obra qualificada, o que o torna atraente.
Metodologia
No interior de cada vela existe um pavio feito de corda de algodão tecido ou retorcido, para essa corda endurecer ela passa por um tanque de parafina liquida, em seguida ela passa por um tambor resfriador que tem a superfície fria e com o contato endurece a parafina, a corda agora rígida é enrolada em um carretel e está pronta para ser enrolada em pavio. A produção de velas trabalha com o principio de que a cera quente fica dura e branca quando entra em contato com o ar frio, a seguir há o processo de prensagem de vela, a parafina quente vai do tanque de espera para um jorro de borrifadores dentro de uma câmara refrigerada de seis metros de altura, os borrifadores jogam a cera para cima no ar frio e os pingos de