Trabalho Manutencao Leo
A estrutura de manutenção da Gauss se mostra centralizada através de uma equipe especializada de manutenção dos equipamentos presentes em linha de produção. A manutenção industrial é estruturada por um gerente de manutenção e uma equipe de vinte e nove pessoas subordinada ao mesmo, distribuídas nas seguintes funções:
Quantidade de Pessoas
Função
4
Técnicos em Eletrotécnica
5
Técnicos em Mecânica
2
Técnicos em Ferramentaria
6
Ajustadores de Processo
2
Robotista
1
Técnico em Automação
2
Líder de Equipe
1
Técnico de Engenharia
2
Estagiários de Engenharia
2
Almoxarifes
1
Serralheiro
1
Eletricista Predial
Tabela: Dados fornecidos pela empresa Esta equipe de apoio é responsável por todos os processos de manutenção que são divididos em:
Manutenção corretiva;
Manutenção corretiva programada;
Manutenção preventiva;
Manutenção preditiva;
TPM;
Manutenção predial.
O fluxo principal de serviços de manutenção é apresentado através do fluxograma apresentado abaixo, onde todo processo é controlado a partir de uma ordem de serviço (OS), permitindo uma maior organização, delegação de tarefas e responsabilidades, registro de manutenção em cada equipamento, permitindo uma análise profunda estatisticamente dos dados qualitativamente e quantitativamente.
A importância de ter um processo consolidado é a integração de todas as áreas da manutenção com o objetivo de sanar a ocorrência. O conhecimento das requisições por todos, cria-se um brainstorm, que com as ideias discutidas e criadas, pode-se obter uma solução ou melhoria na manutenção.
Fluxo Principal de Serviços de Manutenção
3) PARTE C – PLANEJAMENTO CONTROLE E ELABORAÇÃO DA MANUTENÇÃO
3.1) Equipamento/ Máquina selecionada – plano de manutenção preventiva ou preditiva se houver; atividades de manutenção realizadas x períodos, reparos críticos, programas de limpeza, programa de lubrificação – o que realiza