Empreendedorismo
FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE MARKETING
ADRIANO DA SILVA DOIN 6814013670
AMANDA LETÍCIA BACKES 6814017854
ANELISE CECÍLIA ROCHA 6890517962
BRUNA LEOPOLDO VALENTINA LLANQUECHA 6820458337
DAYANA JENIFFER DUARTE 6453250157
RENATA BAYER 6890511092
SARAH NUNES FELISBINO 6271261397
CONCEITOS E EXEMPLOS DE NEGOCIAÇÕES
PROFESSOR: CRISTIANO CIDRAL
TÉCNICAS EM NEGOCIAÇÃO
Joinville
2013
CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO
INTRODUCAO E JUSTIFICAR
Conforme artigo de H. Raiffa negociação:
“É um processo de tomada de decisão conjunta. É comunicação, direta ou implícita, entre indivíduos que estão tentando chegar a um acordo para beneficio mutuo. O significado original da palavra é simplesmente fazer negócios, mais negociação é também a atividade central na diplomacia, na politica, na religião, no direito, e na família. A negociação engloba conversões de controle de armas, a interpretação de textos religiosos e disputas de guarda de crianças. Todos negociam.” (H. RAIFFA).
Na teoria de M. Leininger consta que:
“A negociação é o ato ou efeito de negociar, contrato, ajuste, discussão de assunto de interesse comum entre agentes autorizados. Com base nos conhecimentos de administração, economia e filosofia, a negociação apresenta-se como uma interação verbal em que as partes propõem, contrapõem e argumentam. Visa um resultado que é um acordo, uma determinada proposição pratica que recebe o assentimento das partes envolvidas, enfim visa solucionar divergências.” (TEORIA DE M. LEININGER).
No artigo publicado por Margaret Neale consta que:
“Negociar é obter acordo de mútuo interesse e, se houver conflitos, é necessário adotar padrões corretos, sem considerar propostas puramente individuais. Se esperarmos que, em uma negociação, o outro lado seja um adversário, pode ter certeza que você terá um adversário." (MARGARET NEALE).
Segundo publicação no livro de Junqueira:
“Negociação é o processo de