Florence nightingale
DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO
Que foi instituída em homenagem à mãe da enfermagem moderna:
Florence Nightingale
Nascida em 12 de Maio de 1820 em Florença, Itália.
Florence Nightingale é considerada a fundadora da enfermagem moderna. A sua família achava que a enfermagem não era para pessoas do seu nível, por isso Florence Nightingale só começou os seus estudos com uma certa idade.
Florence ainda não conhecia os cuidados a ter com os micróbios mas já tinha descoberto um meticuloso cuidado a ter quanto à limpeza do ambiente e do pessoal.
Quando Florença Nightingale foi para a casa dos “vinte” tinha ideias em casar – se mas pensou um pouco e viu que era melhor para ela por enquanto não se casar e em 1850 escreveu no seu diário: - "Tenho agora trinta anos: a idade com que Cristo iniciou a Sua Missão... Não quero mais saber de coisas infantis e vãs, não quero saber mais de amor, de casamento".
Estava agora disposta a seguir os passos dele e se entregar à sua própria missão.
Florence Nightingale roubara muitas horas à sua vida para estudar Anatomia e visitar o hospital do distrito. Certa vez, numa curta viagem à Alemanha, frequentou por duas semanas a Escola de Enfermagem Fliedner. Dentro em breve ela provou aos ingleses que era feita para a Enfermagem.
Em 21 de Outubro de 1854, Florence embarcou para a Criméia com um grupo trinta e oito enfermeiras. Chegou a Scutari doente. Mas rapidamente, ela recuperou a saúde.
Pouco depois da chegada de Florence, uma remessa de 27.000 camisas foram descarregadas em Scutari, mas não deixaram Florence abri-las. Só após três semanas é que chegaram mais 27.000 camisas que aí Florence já as pode desembrulhar e dá – lás aos enfermos e feridos. Em seguida Florence pediu para que escovassem os soalhos e as paredes do hospital, reorganizassem as enfermarias, as cozinhas, as lavandarias e reordenassem a distribuição dos alimentos de modo que ninguém fosse obrigado a passar