Florence Nightingale
Florence Nightingale nasceu em Florença, Itália, em 12 de Maio, por ocasião de uma viagem de seus pais. Pertencia a uma classe social abastada e recebeu educação ampla, algo incomum a uma mulher naquela época.
Florence Nightingale ficou particularmente preocupada com as condições de tratamento médico dos mais pobres e indigentes. Ela anunciou sua decisão para a família em 1845, provocando raiva e rompimento, principalmente com sua mãe.
Enfermeira britânica que tornou-se heroína por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia. Com suas intervenções, diminuiu o índice da taxa de mortalidade.
Tradicionalmente, o papel de "enfermeira" era exercido por mulheres ajudantes em hospitais ou acompanhando exércitos, muitas cozinheiras e prostitutas acabavam tornando-se "enfermeiras", sendo que estas últimas eram obrigadas como castigo.
Das teorias ambientalistas, Florence, tende a dedicar maior ênfase ao ambiente físico do que aos ambientes psicológico e social.
AMBIENTE FÍSICO - Ventilação: provisão de ar fresco, sem correntes de ar; Iluminação: necessidade de iluminação, “mas a luz solar direta”; Calor: a observação ao paciente a fim de evitar que ele se resfrie, prevenindo a perda de calor vital, essencial à recuperação; Limpeza: refere-se ao ambiente, pois, um quarto sujo é fonte certa de infecções, ao paciente. Ressalta Florence que além de proporcionar alívio e conforto, à enfermeira, que “deve estar sempre limpa” e deve “ter o cuidado de lavar as mãos freqüentemente durante o dia”; Ruídos: nenhum bom arejamento, nenhuma boa assistência serão benéficos para o doente, sem o necessário silêncio; Odores: o odor resultante da doença deve ser removido do corpo. Ao ventilar-se o quarto do doente, deve-se evitar o ar proveniente de esgoto; os utensílios de quarto devem ser mantidos limpos, livres de odores e guardados em local apropriado; Alimentação: essencial ao processo de cura, e