RELIGIOSO
A HISTÓRIA DE GIDEÃO E A LUTA CONTRA OS MIDIANITAS
Base Bíblica: Livro de Juízes – capítulos 6, 7 e 8
Objetivo da Lição: Aprender a dependermos de Deus e confiarmos inteiramente nEle.
Versículo para memorizar: “Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso”. (Juizes 6:10).
Desenvolvimento da História
A história de Gideão tem início com Deus não estando muito satisfeito com o seu povo, os israelitas. Vamos recordar que o povo de Israel foi salvou por Deus de Faraó, quando foram libertos do Egito, e Moisés, o grande líder, conduziu as pessoas através do Mar Vermelho em terra seca. Centenas de anos se passaram desde então, mas ao longo de todos estes anos, apesar de tudo que Deus realizava, eles ainda faziam o que era mal aos olhos do Senhor.
Deus ama o pecador, mas aborrece o pecado, por isso houve duras consequências para essas ações, Deus permitiu que os midianitas, povo de Midiã, os perseguisse e dominassem.
Os midianitas não eram seus amigos. Eles tomaram e arruinaram todas as suas colheitas e animais e os Israelitas tiveram que se esconder em cavernas.
Depois que Israel não tinha mais nada, eles finalmente clamaram a Deus para que o ajudassem. Deus é tão misericordioso que ouviu o clamor (como ele sempre faz) e tinha um plano.
Deus prova sua fidelidade porque apesar de não estar satisfeito com os israelitas, mas ele ainda ouvia-os e respondeu suas orações!
E a Bíblia nos relata esta plano: Gideão estava debulhando o trigo em um lugar escondido, para que os midianitas não viessem roubar o trigo, quando um anjo do Senhor veio e sentou ao lado dele.
O anjo lhe falou e disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro".
"Mas, senhor", respondeu Gideão, "se o Senhor está conosco porque é que todas essas coisas ruins acontecendo? Onde estão todos os milagres que os nossos pais (as pessoas que cruzaram o Mar Vermelho) nos contaram?"
O Senhor respondeu Gideão, "Vá