Liderança
Liderança, por conceito pode ser definida como o ato de: guiar, conduzir, dirigir, preceder. A arte de liderar é uma capacidade um pouco rara nas pessoas, falando de um modo geral esta habilidade pode existir em todos os seres humanos, algumas pessoas á desenvolvem de melhor maneira, outras, porém, preferem ou não tem a oportunidade de colocar em prática esta arte. O mais comum e deixar-se conduzir, é mais cômodo deixar que outros tomem determinadas decisões por você, conduzir pessoas, instituições, grupos, empresas, sua própria vida, requer muitos esforços, e poucos são os que têm coragem de tomar decisões que podem afetar a vida pessoal ou de um grupo.
As organizações são constituídas por pessoas, com sentimentos e motivos racionais diferentes, sujeitos a força do ambiente que influenciam a motivação, os relacionamentos e a liderança, entre outras dinâmicas que motivam o comportamento do ser humano e do grupo onde ele se situa.
Portanto, a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas. O administrador precisa conhecer a motivação humana e as ferramentas de gestão de pessoas que poderão auxiliar o líder na tomada de decisões em relação ao aproveitamento e valorização dos talentos que integram as equipes de trabalho. A principal ferramenta da gestão de pessoas é o aprendizado continuo que direciona o líder para o aprendizado organizacional, ou seja, é preciso que ele devolva a capacidade de promover educação/desenvolvimento com serviço de alta qualidade e dar abertura para a transmissão de informação, tanto no ambiente interno, quanto no externo, de maneira a permitir a participação dos colaboradores na tomada de decisões, atuando como educador, negociador incentivador e coordenador.
A liderança não deve ser confundida com direção nem com gerência. Um bom administrador deve ser necessariamente um bom líder. Por outro lado, nem sempre um líder é um