Arquitectura
Para além do valor patrimonial enquanto obra arquitectónica, é um dos últimos grandes exercícios de arquitectura tropical produzidos no País e que traduz, de forma indelével, o pensamento que deve estar subjacente à cultura construtiva em países tropicais. Se no caso do edifício do D. Ana Joaquina havia, fundamentalmente, a carga da sua história, no caso do Kinaxixe não! É um edifício com nobreza, referenciado nos livros de arquitectura universal como uma referência conceptual e construtiva. "Para além de ser o único edifício de Angola referenciado no livro "Arquitecturas do Mundo", ele representa sob o ponto de vista da arquitectura tropical, a essência do pensamento sobre a ventilação cruzada e a forma como o betão deve ser usado em regiões tropicais.
Construido em 1952, o mercado Kinaxixe “foi” uma das obras mais emblemáticas de seu arquitecto – Vasco Vieira da Costa e da arquietctura com influências Corbusianas, que maior valor internacional, haverá no território angolano. Obra referida nas revistas da especialidade, como uma das mais importantes, efectuada pelos portugueses durante o século XX. “Foi” uma peça importante do património arquitectónico do país.
“Foi”, morfologicamente a 3ª pessoa do singular, tempo-pretérito…enquadra-se bem a este mercado, a este ex- património com muitos atributos arquitectónicos, reconhecido internacionalmente.
No ano 2008 este edifício foi demolido para ser substituído por um moderno shopping center - Shopping Kinaxixe.
O edifício terá seis andares, três dos quais subterrâneos, destinados a estacionamento de 226 viaturas, e outros três para lojas. Àrea total construída - 55 mil metros quadrados.
Os três primeiros andares, com o perímetro totalmente climatizado, terão sete salas de cinema, lojas de brinquedos e espaço de actividades para crianças, alimentação e supermercados.
Em homenagem a este património histórico que devia ser salvaguardado pela sua arquitectura predominante, escolhi este