Ciências naturais
➢ Resumo ................................................................................................................ 2
➢ Introdução ………………………………………..……………………..……… 3
➢ Parte Experimental …………………….………………..……….....…….……. 9
• Material e Reagentes……………………………..……………….…..... 9
• Procedimento experimental …………….…………………………..… 10
➢ Resultados ……………………………………………………………..……… 11
• Tratamento de resultados ........................................................................11
➢ Discussão/ Conclusão ….................................................................................... 23
➢ Bibliografia ........................................................................................................ 24
Resumo
A maioria dos compostos a que estamos expostos no ambiente não são tóxicos por si, mas ao estarem em contacto com o nosso organismo sofrem transformações que os tornam mais reactivos, e por consequência mais nocivos. Ao conjunto de caminhos metabólicos, nos quais os tecidos aumentam a polaridade de um tóxico chama-se biotransformação. Podemos dizer que a biotransformação de um tóxico consiste fundamentalmente em converter um xenobiótico não polar num composto solúvel em água. Este é o mecanismo mais comum que os organismos usam para eliminar os tóxicos ambientais.
A elaboração da presente experiência teve como objectivo estudar a actividade realizada no fígado em relação aos xenobióticos.
Estudou-se a actividade das enzimas hepáticas humanas (P450 e GSH) e observou-se que o fígado tem uma importante actividade de destoxificação. Observou-se então que na Fase I, a actividade enzimática foi de 5,8x10-4 µmol/min e na Fase II, a actividade específica do GSH transferase foi de 5,1062 μM/min mg.