Monitoramento de redes de computadores
As pessoas buscam cada vez mais utilizar redes de computadores para se comunicar, armazenar e processar informações.Uma rede de computadores pode oferecer um meio de comunicação altamente eficaz para funcionários que trabalham em locais muito distantes um do outro. A tecnologia utilizada para a construção de uma rede é ponto a ponto, multiponto. Uma rede pode ser definida como LANs, MANs, WANs. Uma rede muito utilizada hoje é a rede sem fio (wireless). Uma rede de computadores é formada por diversos tipos de equipamentos, como roteadores, switch e serviços de rede.
Existem alguns tipos de servidores como servidor FTP, servidor WEB, servidor DNS, servidor de ARQUIVOS, servidor de WEBMAIL, servidor de PROXY. Para interligar os computadores na rede é necessária a utilização de alguns dispositivos como o roteador e switch. Com o aumento no uso das redes de computadores, aumentam também os problemas na rede, onde os usuários reclamam de acesso lento em horários de pico, indisponibilidade no sistema, problemas em downloads e em acessos em geral.
É impossível evitar os problemas na rede, a melhor forma de resolver o impacto causado é através do monitoramento. Para isso é necessário utilizar ferramentas que verificam o funcionamento adequado dos equipamentos e serviços, enviando relatórios e alertas aos administradores, prevenindo falhas, e fazendo com que sejam corrigidas antes que sejam notadas pelo usuário.As ferramentas de monitoramento de redes são utilizadas para que se possa ter um controle efetivo sobre todos os ativos nela disponíveis, verificando serviços e processos.
Existem diversas ferramentas para fazer esse serviço e, para fazer sua implantação, é necessário verificar qual melhor atende às necessidades de cada estrutura derede.Algumas opções conhecidas são The Dude, WhatsUP e Nagios, entre outras. The Dude é uma ferramenta que faz a verificação automática de todos os dispositivos dentro de redes