ciencias naturais
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ANDRESSA PORTELA
GISZELY SILVA
HERCOLIS DE SOUZA
LUZINEIDE MIRANDA
MICHEL MARTINS
MICHELE MALAQUIAS
VANDERLEIA ARAÚJO
UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
BOA VISTA – RR
2015
HISTÓRICO
• Quando a lei de nº 4.024/61, foi promulgada o ensino de ciências naturais era realizado apenas nas duas ultimas series do antigo curso de ginasial. Onde seu ensino era feito pela tendência tradicional.
• A partir do ano de 1971, veio a lei nº 5.692 que obrigava o ensino de ciências naturais para as oitavas series do primeiro grau.
PROPOSTAS CURRÍCULARES
• As propostas para o ensino de ciências se orientavam-se pela necessidade do currículo em responder aos avançoes do conhecimento cientifico e as mundaças geradas pela Escola Nova.
• Onde sua função e auxiliar o docente na execução de seu trabalho, de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e concientes de seu papel em nossa sociedade.
CONCEITOS DE CIÊNCIAS
• Seus conceitos são expostos em duas partes; a de ciências naturais, que envolve conhecimento de outras ciências e as ciências tecnológicas, que são basicamente organizadas em teorias científicas.
ANALISES DAS
ENTREVISTAS
A primeira questão foi sobre as metas modernas do ensino de ciências, onde são expressas para atender o bem estar e desenvolvimento humano, contribuindo para a resolução dos problemas da sociedade e do ambiente terrestres. Como a sua prática atende esses requisitos?
Os professores A e B responderão que sim, pois possuem bons livros e sites que oportuniza tanto o aluno quanto ao professor aprimorar os seus conhecimentos.
Sendo a segunda questão abordada para a forma que os professores usam para aguçar a curiosidade dos alunos a aprender. Os professores A e B tentam sensibilizar e mostrar a importância de pesquisar para desenvolver o habito do estudo, pois entendemos que quando estamos