Pronome 5
Assunto: Pronome
Pronome é a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo. Os pronomes podem ser:
» substantivos: são aqueles que tomam o lugar do substantivo.
Maria era a mais animada da festa. Ela era a mais animada da festa. » adjetivos: são aqueles que acompanham o adjetivo.
Minha bicicleta quebrou. Classificação dos pronomes
Pronome pessoal: é aquele que indica as pessoas do discurso. Divide-se em retos e oblíquos. Os pronomes pessoais retos são:
Os pronomes pessoais oblíquos podem ser átonos ou tônicos São pronomes oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes. São pronomes oblíquos tônicos: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas. Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são usados com preposição e os átonos, com formas verbais: Ex: A mãe ansiosa esperava por mim. A mãe esperava-o ansiosa. Pronomes pessoais de tratamento: são aqueles que indicam um trato cortês ou informal, sempre concordam com o verbo na terceira pessoa. Quando falamos diretamente com a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Vossa. Ex: Vossa Alteza precisa descansar. Quando falamos sobre a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Sua. Ex: Sua Alteza retornará em breve.
Pronome possessivo: são aqueles que indicam a posse de algo, estabelecendo uma relação entre o possuidor e a coisa possuída. Ex: Minha casa está sendo reformada.
Pronomes demonstrativos: é aquele que indica a posição de um ser em relação às pessoas do discurso, situando-o no tempo ou no espaço. São os seguintes:
Os demonstrativos combinam-se com as preposições de ou em, dando as formas deste, desse, disso, naquele, naquela, naquilo. Emprego dos pronomes demonstrativos:
» Usamos os demonstrativos esse, essa, isso em referência a