pronomes
PRONOME PESSOAL
Este pronome tem como característica a representação das pessoas gramaticais ou do discurso. Ao conversarmos com alguém, há sempre a pessoa: que fala = eu, nós (1a. pessoa) com quem se fala = tu, vós (2a. pessoa) de quem se fala = ele(s), ela(s) (3a. pessoa)
As pessoas que fazem parte de uma conversa, ou seja, da comunicação, são chamadas de pessoas gramaticais. No diálogo abaixo, podemos identificar essas pessoas.
- Manduca…
- Sim, papai?
- Onde está tua mãe? Eu quero saber por que tu não fazes essa pergunta a ela?
Nesta conversa podemos perceber que o pai de Manduca é quem se dirige ao filho – a pessoa que fala. Manduca é apessoa com quem se fala. E a mãe de Manduca é a pessoa de quem se fala.
No diálogo, observamos que o pai de Manduca diz: eu quero saber… Portanto é a pessoa que fala, ou seja, a 1a. pessoa gramatical representada pela palavra eu.
Ao se dirigir a Manduca, o pai diz: … quero saber por que tu… Então a pessoa com quem se fala é a 2a. pessoa gramatical representada pela palavra tu.
Mas ainda existe uma terceira pessoa sobre quem eles falam: a mãe de Manduca, representada pela palavra ela: … porque tu não fazes essa pergunta a ela?
As palavras eu, tu, ela são pronomes pessoais porque designam pessoas gramaticais ou do discurso. Os pronomes pessoais são palavras variáveis que mudam de número e gênero, porque elas substituem ou acompanham o substantivo, que possui essa variação.
As formas eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas são chamadas de pronomes pessoais retos. A cada um desses pronomes pessoais retos há um correspondente pronome pessoal oblíquo. No quadro abaixo, apresento os pronomes pessoais retos e oblíquos:
Pronome pessoal reto
Pronome pessoal oblíquo
Singular
1a. pessoa:
EU
Átonos
Tônicos
me mim, comigo
2a. pessoa:
TU
te
Ti, contigo
3a. pessoa:
ELE, ELA lhe, o, a, se
Si, consigo
Plural
1a. pessoa: