Arquitectura
Computador: É uma máquina que processa informações em forma de dados e pode ser programado para as diversas tarefas.
O computador é constituído pela parte de hardware e software. O hardware é tudo o que é físico (palpável), (ex. memórias RAM; disco rígido; motherboard;), o software é a parte lógica, tudo o que é abstracto (não palpável), (ex. operation sistem – OS; Microsoft Office; ).
Entrada de dados Processamento Saída de Dados
Microprocessador: é a parte fulcral para o funcionamento do computador, designado como o cérebro. O mesmo é composto por várias unidades, são elas:
Unidade de Controlo – Coordena todo o trabalho do processador;
Unidade Lógica Aritmética – Responsável pelos cálculos;
Unidade de Execução – Responsável pelo processamento das informações;
Ele é divido em dois tipos de arquitectura, o RISC e o CISC.
Barramentos: É conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos de um sistema de computação, como: CPU; Memória Principal; e outros periféricos, os Bus são uma estrutura física na motherboard
Barramentos (ou, em inglês, bus) são, padrões de comunicação utilizados em computadores para a interconexão dos mais variados dispositivos.
Os principais barramentos presentes nos PCs, como ISA, AGP, PCI, PCI Express e AMR.
Portas: Um computador que consiga comunicar-se com os periféricos externos, utilizando comunicação serie ou paralela, é necessária uma interface ou porta de comunicação. Normalmente, os computadores apresentam para comunicação de dados uma porta paralela, duas portas series e três (ou mais) portas USB.
Porta Paralela – Agora já em desuso, servia para ligar uma impressora, scâner ao computador (hoje em dia feita a conexão através de entradas USB), as portas paralelas, podem ser encontradas em computadores mais antigos, da época de 2000 a 2003;
Porta Serie – Actualmente em