Arquitectura
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Departamento de Arquitectura
Métodos de Investigação | 4.º ano | 2.º semestre
Docente: Margarida Valla
Discente: Daniel Lança n.º 20091427 | 4D1
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
A seguinte ficha de leitura é referente ao livro da autoria do arquitecto Peter Zumthor, Pensar a arquitectura, editado pela Editorial Gustavo Gili.
Neste livro, Zumthor descreve de uma forma muito própria a relação e visão que tem sobre a arquitectura, destacando alguns episódios tanto da sua vida profissional como da sua infância, relativamente a maneira como encarava a arquitectura no passado.
Zumthor revela que ao pensar em arquitectura e que quando está a projectar, lhe ocorrem imagens e que essas lhe vão influenciar no desenvolvimento de qualquer projecto e que se relacionam não só com a sua maturidade como arquiteto mas também com o passado, mais especificamente com a sua vida enquanto criança, onde “vivia a arquitectura sem pensar sobre isso…”. O arquitecto quando projecta e se vê rodeado destas memorias tende em questionar-se: “qual foi precisamente a natureza desta situação arquitectónica, o que significava na altura para mim e ao que é que poderei recorrer para ressuscitar esta atmosfera rica que parece saturada da presença natural das coisas, onde tudo tem o seu lugar e toma a sua forma certa?”. Zumthor no segundo subcapítulo fala, “ De que material é feito” e da importância dos materiais. Referencia-se no trabalho de Joseph Beuys e ainda em mais alguns artistas da arte povera. Considera que a aplicação do material deve ser precisa e sensual num objecto arquitectónico e que devem de adoptar qualidades poéticas. No entanto, para que isto se realize e seja possível, o autor considera que a aplicação de qualquer material de ser de forma controlada.
(Zumthor, p. 10) Peter Zumthor refere que, ao trabalhar com este objectivo, é sempre necessário reflectir sobre uma série