Administração - Gestão Organizacional
ORGANIZAÇÃO
Chiavenato (2000) definiu como uma entidade social composta de pessoas e recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum. Organização são duas ou mais pessoas organizadas, formando um todo, em busca de alcançar seus objetivos.
Desde os primórdios a organização está presente em nosso meio, no passado o homem já se organizava em busca de se proteger dos ambientes desfavoráveis a sua sobrevivência, ele com suas necessidades e desejos sempre impôs ao mundo a formação tácita das organizações, para servir a sociedade, realizar objetivos e preservar o conhecimento, o que não é tão diferente no contexto atual. Para dar melhor comodidade ao homem, criou-se uma sociedade institucionalizada composta de várias organizações. As pessoas durante toda sua trajetória sempre viveram em organizações, seja lucrativas (empresas) e não-lucrativas (Igreja, Exército, serviço público, entidades filantrópicas, organização não-governamental, etc).
As organizações são compostas por pessoas, recursos não humanos (recurso físico e materiais, financeiro, tecnológicos, mercadológico etc). Dependendo do porte e da complexidade da atividade exercida, as organizações precisam ser administradas com um aparato de pessoas experiente em diversos níveis hierárquicos que se ocupam de diferentes atividades. Para Chiavenato (2000, p.1) a vida das pessoas depende das organizações e estas dependem do trabalho daquelas.
Como toda organização tem atividades diversas e distintas, a Administração é responsável pela condução racional da referida atividade, ela trata do planejamento, da organização, da direção e do controle de todas as atividades distinguidas pela divisão de trabalho que existam dentro de uma organização. A Administração é essencial à existência, sobrevivência e sucesso da organização. Segundos Chiavenato (2000, pg. 2) A Teoria Geral da Administração – TGA é o campo do conhecimento humano