Resenha - ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E CLÁSSICA: A visão dos homens que construíram a base da gestão organizacional moderna
Gestão Financeira
Disciplina: Teorias Administrativas
Professor: Vitor Cardoso Silveira
Nova Andradina, 23 de Abril de 2015
Alunos: Maiara de Souza Lima Viviane Aparecida de Simone
RESENHA CRÍTICA
1. Informação Bibliográfica
MAIA, Velcimiro Inácio. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E CLÁSSICA: A visão dos homens que construíram a base da gestão organizacional moderna. Disponível em:
<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.fapam.edu.br%2Frevista_old%2Fartigos2010%2Fh%2520Maia%252085-98.PDF&ei=J4w2VbuVCpSmyATx-oH4Bg&usg=AFQjCNGG-W_7htaZzeKME-zsKBgKHxbwpg&sig2=ccLDY3-K1upDV--J_kpCTw&bvm=bv.91071109,d.aWw> Acesso em 21 de abril de 2015.
2. Dados sobre a Obra
Objetivo Geral do Trabalho: Analisar de forma lacônica a vida e obra de Taylor, Fayol e Ford, considerados os principais nomes da administração científica e clássica. Discutindo de modo rápido a respeito da cientificidade de seus trabalhos, a partir da visão filosófica.
Resumo
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E CLÁSSICA: A visão dos homens que construíram a base da gestão organizacional moderna.
Inicialmente o autor evidencia no texto todo o decorrer da vida de Frederick Winslow Taylor, desde seu local de nascimento, estrutura familiar, formação acadêmica de seu pai, e também os problemas de saúde de Taylor, que o fizeram desistir de ingressar no curso de Direito em Harvard.
Diante disto, Taylor entrou na Enterprise Hidraulic Works, mais conhecida por Ferrel & Jones, como modelador, dando início ao seu aprendizado.
Se destacou na empresa Midvale Steel Company, chegando a ser gerente, devido ao aumento de produtividade de seus subordinados, até se formar no curso de engenharia do Stevens Institute.
A partir daí Taylor começou seus experimentos, aumentando a produtividade na empresa, e recebeu investimentos para realizar o Estudo dos Tempos e Movimentos e ainda publicou seus primeiros