tecnologia da educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
PORTIFÓLIO VIRTUAL
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue, como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, sob orientação do professor-tutor á distância Ana Paula Barramansa
São Caetano
2012
SUMÁRIO
Psicologia e Educação ______________________________________________02
Aspectos Significativos das Teorias Ausubel, Piaget, Vigotsky _____________04
Significações e Empregabilidades Teorias Estudadas_____________________09
Fatores que Interferem no Desenvolvimento dos seres Humanos____________10
Contribuição dos Jogos para Educação_________________________________11
Considerações Finais________________________________________________14
APRESENTAÇÃO
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Desde o século XIX a Educação e a Pedagogia estabelecem diálogos íntimos, de acordo com o contexto no qual se desenrolam ganham contornos diferentes.
O contrato inicial estabelecido com a psicologia na área da Educação infantil pregava a definição de normas de comportamento, as condições de normalidade relacionadas ao desenvolvimento humano e o estabelecimento de parâmetros de classificação, elegeu a psicologia como uma área “dona de um saber específico” imprescindível à Educação, essa psicologia inicial trazia uma visão naturalizante, individualista e elitista de homem.
Ao focar as diferenças individuais, a psicologia estabeleceu uma parceria ideológica com a Educação ao reforçar a ideia de um individuo isolado no meio social.
São facilmente detectados alguns momentos na evolução da relação Psicologia- Educação, um primeiro momento revelou uma relação que oferecia um olhar diagnóstico para o aluno. Profetizando o futuro escolar das crianças, na escola os testes psicométricos (QI) revelavam gênios, medíocres e incapazes. As questões institucionais não