a liturgia e o tempo
Escola Diaconal Santo Estevão Diocese de Itumbiara - Goiás
Disciplina: O Ano Liturgico
Professor: Pe. JOSE MOREIRA
Aluno: NEY JOSE CARDOSO
Itumbiara, Agosto de 2012
O ANO LITÚRGICO
O Ano Litúrgico celebra o Mistério Pascal de Jesus Cristo no decorrer do ano solar. Ao longo do mesmo acontecem todas as festas e ações sacramentais e sustenta o culto cristão.
1. Estrutura orgânica do ano litúrgico. Segundo livros recentes da liturgia romana, o ano litúrgico começa o primeiro Domingo do Advento e termina no Sábado depois do último Domingo do tempo comum com a solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo O Ano Litúrgico, tal como o temos hoje, foi se desenvolvendo lentamente até a Idade Media. A aparição dos livros litúrgicos levou lentamente à concepção do ano eclesiástico como um ciclo anual distinto do ano civil por seu início e sua estrutura.
2. O ano litúrgico e sua perspectiva teológica. É necessário partir de uma leitura teológica do ano litúrgico, como um conjunto de momentos salvíficos, celebrados ritualmente pela Igreja, como memorial dos acontecimentos pelos quais se realizou na história o mistério da salvação. O ano litúrgico é a celebração e atualização do mistério do Cristo no tempo. Portanto, não pode ser reduzido a um simples calendário de dias e meses aos quais estão ligadas as celebrações religiosas, mas sim, a memória de modo sacramental e ritual do mistério de Cristo no espaço humano. É a Cristo mesmo e seu Mistério Pascal atuando no tempo oferecido e comunicado aos fieis mediante ações sacramentais realizados pela Igreja pelos quais ela celebra a "memória', "presença" e "profecia". Nesta celebração do Mistério de Cristo no Ano Litúrgico, o elemento tempo é relevante. Para o cristão, tempo é a categoria em que se realiza a salvação. S. C. 102: "A Santa Mãe Igreja julga seu dever celebrar em certos dias