A ARTE DA PRÉ HISTÓRIA NOS PERÍODOS PALEOLÍTCO E NEOLÍTICO
Ele sabia utilizar as cores e dar estilo próprio em suas produções artísticas.
As pinturas eram feitas em sua maioria, em rochedos e paredes das cavernas.
As produções eram representadas por figuras de animais, pessoas, misto de pessoas e animais, vegetais, figuras geométricas e símbolos solares.
Nessa época o homem era, na sua essência , caçador e coletor.
Era um homem nômade, uma vez que era obrigado a percorrer longas distâncias para prover seus alimentos.
Os homens pré-históricos utilizaram técnicas de sombreamento e perspectiva que só foram utilizadas milhares de anos depois, mais especificamente na época da Renascença. Os artistas desse período também realizavam trabalho em esculturas. Acredita-se que seriam amuletos relacionados com culto à fertilidade, fator decisivo a sobrevivência do grupo.Nesse trabalho destaca-se: a Vênus de Willendorf
O Neolítico foi caracterizado pelas técnicas de construção de armas e instrumentos com pedras polidas mediante atrito, mas além desse aperfeiçoamento técnico, o acontecimento mais importante desse período foi o hábito de plantar, colher para a própria subsistência e a domesticação animal. Através disso as praticas nômades foram substituídas por um modo de vida mais estável.
Além de pintar animais, o artista desse período passou a representar as pessoas em suas atividades cotidianas, nas produções artísticas.
O artista do Neolítico revelou preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto.
Essas transformações tiveram grande reflexo na arte, o homem neolítico passou a ter os sentidos apurados não mais para a abstração, a subjetividade e a racionalização.
Referencias:
http://navemotion.blogspot.com.br/2012/01/grafite.html
http://www.brasilescola.com/historiag/a-arte-prehistoria-nos-periodos-paleolitico-neolitico.htm