Arte rupestre
Curso: Licenciatura em Artes Visuais Aluna: Angélica dos Santos Lima
História da Arte I - Características dos períodos Paleolítico e Neolítico
Professora: Gisele Costa
Pólo : Alexânia
EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DOS PERÍODOS PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO
Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a pré-história, por se tratar de uma época anterior à escrita a história foi registrada através de desenhos e expressões deixadas nas paredes de pedras e em cavernas. Após longos estudos e investigações pôde-se chegar à algumas conclusões que nos levam a conhecer melhor como era a vida dos homens nos primórdios da humanidade.
O período Paleolítico caracteriza-se pelo resfriamento na superfície terrestre e a descoberta do fogo. Os homens eram nômades e faziam uso de osso, madeira, marfim e pedra para criar as suas armas e utensílios. Devido a essa característica da cultura material do período, esse período também ficou conhecido por Período da Pedra Lascada. Apesar das grandes feras, o homem empenhava-se na caça e na colheita esporádica de frutos.
Uma das principais características dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo, ou seja, tais desenhos baseavam-se na retratação fiel da realidade. O artista pintava, por exemplo, um animal, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava. Alguns historiadores acreditam que tais desenhos eram feitos por caçadores, por possuírem um profundo conhecimento anatômico. Por terem tais conhecimentos acreditava-se que eram dotados de poderes místicos e eram adorados por isso. Alguns estudos apontam que os artistas acarretavam diversos privilégios, como uma parcial isenção das tarefas cotidianas. A substituição constante das técnicas e a variedade de representação mostra que as pinturas eram elaboradas por especialistas treinados que passaram por um longo período de treinamento e aprimoramento de sua prática. Alguns estudos