Arte Rupestre
Arte Rupestre
GRUPO:
GUILHERME APARECIDO
JULIANA MACEDO
VITOR MIGUELE
VICTÓRIA LINDEBACH
YASMIN CHAGAS
Profº: Valmir
Data de solicitação:06/02/2013
Data de entrega:20/02/2013
ETEC Profª Dra Doroti Quiomi
KanashiroToyohara
Introdução
Há milhares de anos os povos antigos já se manifestavam artisticamente. Embora ainda não conhecessem a escrita, eles eram capazes de produzir obras de arte. A arte rupestre é composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas pelos homens da PréHistória.
O que é a Arte Rupestre?
A arte rupestre é um amplo conjunto de desenhos, pinturas e inscrições realizadas pelo homem pré-histórico. Geralmente, este tipo de manifestação artística aparece no interior de cavernas e em outras superfícies rochosas cingidas pela marca da presença humana. Ainda hoje, muitos especialistas discutem se o desenho rupestre pode ser avaliado como uma forma de arte.
Características principais da arte rupestre
O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano (caça, rituais, danças, alimentação, etc.).
Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, osso e pedra. O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos
Para fazerem as pinturas nas paredes de cavernas, os homens da Pré-História usavam sangue de animais, saliva, fragmentos de rochas, argila, etc.
Sua
“Descoberta”
Quando os europeus encontraram pela primeira vez as pinturas de Magdalenia da caverna de Altamira na
Espanha, em torno de 150 anos atrás, elas foram consideradas como fraude por acadêmicos.
O novo pensamento darwiniano sobre a evolução das espécies foi interpretado como significando que os primitivos humanos não poderiam ter sido suficientemente avançados para