Tecnologia na educação
Greicy Moia Pantoja
Profª. Janete Farias Teles
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Pedagogia – 1º módulo
06/06/2013
RESUMO
O tema tecnologia na educação vem sendo alvo de muitas discussões, pois vive-se uma era em que a informação assume a condição de elemento principal do cotidiano, em que a relação da educação com a tecnologia não significa apenas a preparação de recursos humanos para preencher as necessidade do mercado e é, portanto, a educação que inspira a tecnologia, onde a função social da escola deve estar alicerçada em um Projeto Político Pedagógico bem estruturado a fim de que docentes e discentes possam compreender a informática como um recurso proveitoso para todos
Palavras- chave: Educação; Tecnologia; Sociedade.
1. INTRODUÇÃO
Hodiernamente, vive-se na era da informação, haja vista que ela assumiu a condição de elemento essencial e principal do cotidiano político, econômico e cultural de todos.
Dessa forma, as tecnologias da informação, do processamento e armazenamento tornaram-se estratégicas e decisivas, fazendo parte da realidade de praticamente todos os cidadãos. Assim, a educação no mundo de hoje tende a ser tecnológica e por consequência, exige entendimento e interpretações de tecnologias. Estas por sua vez, mesmo sendo, muitas vezes complexas e práticas, estão a demandar do ser humano novos elementos constitutivos de formação, reflexão e compreensão do ambiente social em que ele está inserido.
Neste contexto Bastos (2003, p.2) afirma que “a educação” apresenta-se não como necessidade mitológica e universal, mas como compreensão dos homens, dos fenômenos humanos e dos fatos, pois a sociedade moderna inclina-se fortemente para o trabalho industrial correndo o risco de abandonar os fundamentos da própria vida.
Partindo desses pressupostos, este texto tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da tecnologia na educação dando ênfase à educação tecnológica e à