Portifólio
Os comandos de repetição são um recurso que permite que um certo trecho do código de um programa seja repetido um certo número de vezes. While (Enquanto)
O problema com estruturas de repetição, principalmente com while, é o que chamamos de looping infinito. Damos esse nome ao fato de que o programa fica repetindo a mesma sequência de códigos esperando por um resultado que nunca irá acontecer.
Portanto, é imprescindível que uma determinada variável seja modificada de acordo com cada loop.
O comando while permite que um certo trecho de programa seja executado ENQUANTO uma certa condição for verdadeira. A forma do comando while é a seguinte: while (condição)
{
// comandos a serem repetidos
// comandos a serem repetidos
}
// comandos após o 'while'
O funcionamento é o seguinte:
1. Testa a condição;
2. Se a condição for falsa então pula todos os comandos do bloco subordinado ao while e passa a executar os comandos após o bloco do while.
3. Se condição for verdadeira então executa cada um dos comandos do bloco subordinado ao while.
4. Após executar o último comando do bloco do while volta ao passo 1.
O comando while deve ser usado sempre que: não soubermos exatamente quantas vezes o laço deve ser repetido; o teste deva ser feito antes de iniciar a execução de um bloco de comandos; houver casos em que o laço não deva ser repetido nenhuma vez.
A expressão só é testada a cada vez que o bloco de instruções termina, além do teste inicial. Se o valor da expressão passar a false no meio do bloco de instruções, a execução segue até o final do bloco. Se no teste inicial a condição for avaliada como false, o bloco de comandos não será executado.
O exemplo a seguir mostra o uso do while para imprimir os números de 1 a 10:
Observação:
Tenha atenção especial com o teste do comando while. As variáveis usadas no teste devem ter sido inicializadas antes do teste.
Comando do-while
O ciclo do..while funciona de