A inclusão do aluno com deficiência na escola comum
CURSO DE PEDAGOGIA
[pic]
SONIA REGINA KLEIN SCHMITT
A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMUM
Rolante
2009
A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA
NA ESCOLA COMUM
RESUMO
A inclusão do aluno com deficiência na escola regular é um assunto bastante atual e polêmico. A expressão "necessidades educativas especiais" refere-se a todas as pessoas cujas necessidades decorrem de sua capacidade ou de suas dificuldades de aprendizagem e têm, portanto, necessidades educativas especiais em algum momento de sua escolarização. São todas as necessidades decorrentes do contexto de vida, particularmente das características da incapacidade, da Pessoa Portadora de Deficiência, que devem ser consideradas para que possa exercer todas as funções, direitos e deveres sociais.
Palavras-Chave: Inclusão; Deficiência; Escola.
1 INTRODUÇÃO
A inclusão de pessoas com deficiência nas escolas comuns da rede regular de ensino coloca novos e grandes desafios para o sistema educacional. Este, talvez, seja um dos temas que mais têm instigado não só os professores do ensino especial, mas também os professores das escolas comuns, os pais e a própria sociedade.
O trabalho apresentará os seguintes tópicos; deficiência mental, seu conceito e suas principais características; o tema inclusão, mostrando as leis que o inserem na educação e por fim, como está ocorrendo à inclusão do aluno com deficiência na escola regular.
2 DEFICIÊNCIA MENTAL
Segundo a AAMR (Associação Americana de Deficiência Mental) e DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais):
“Por deficiência mental entende-se o estado de redução notável do funcionamento intelectual significativamente inferior à média, associado a limitações pelo menos em dois aspectos do funcionamento adaptativo: comunicação e cuidados pessoais,