A inclusão do aluno com deficiência na escola comum
RESUMO
A inclusão social da pessoa com deficiência significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da Sociedade, pelo Estado e pelo Poder Público. É preciso perceber que essa inclusão dos portadores de deficiência depende do seu reconhecimento como pessoas, que apresentam necessidades especiais geradoras de direitos específicos, cuja proteção e exercício dependem do cumprimento dos direitos humanos fundamentais. Este trabalho irar abordar sobre uma deficiência que é o autismo. Ele manifesta-se por déficits nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. A inclusão de crianças com autismo numa classe regular requer que sejam observadas algumas necessidades, tanto da criança, quanto da escola, professores e colegas.
Palavras-Chave: Educação; Inclusão; Deficiência.
1 INTRODUÇÃO
No início da década de 90, o processo de inclusão Escolar passou a ser foco principal da educação especial, até os dias de atuais. Isso significa uma transformação da estrutura social para que a pessoa com deficiência seja inserida no meio social.
É neste sentido que a inclusão pressupõe mudanças de vida prática, novas formas de pensar e de organizar a realidade, com a participação direta do professor em sala de aula norteado pelo processo pedagógico.
Este trabalho tem como objetivo mostra que é possível a inclusão de alunos com deficiência na escola comum e de que forma incluir crianças e adolescentes autistas no meio social para que eles cresçam e sejam visto como pessoas que também podem participar do desenvolvimento socioeconômico do País.
2 PAPEL DA ESCOLA
É um princípio que está em nossa Constituição desde 1988, assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, mas que ainda não se tornou realidade para