A inclusão do aluno com deficiência na escola comum
Anália rocha pacheco
Profª Luciana Monteiro do Nascimento
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia ( PED 7761) – Educação Especial
18/11/2009
RESUMO
A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular. Passos fundamental deve ser dada para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento á legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia e de novas tecnologias. Cabe á todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade brasileira no próximo milênio.
Palavras-chave: Deficiência; Inclusão Social; Educação
1 INTRODUÇÃO
Hoje no Brasil, milhares de pessoas com algum tipo de deficiência estão sendo discriminados nas comunidades em que vivem ou sendo excluídas do mercado de trabalho. O processo de exclusão social de pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial é tão antigo quanto á socialização do homem.
A estrutura das sociedades, desde os seus primórdios, sempre inabilitou os portadores de deficiência, marginalizando-os e privando-os de liberdade. Essas pessoas, sem respeito, sem atendimento, sem direitos, sempre foram alvo de atitudes preconceituosos e ações impiedosas.
Nos últimos anos, ações isoladas de educadores e de pais têm promovido a inclusão, nas escolas, de pessoas com algum tipo de deficiência ou necessidade especial, visando resgatar o devido direito, A literatura clássica e a história do homem refletem esse pensar discriminatório, pois
A aprendizagem é uma construção do conhecimento, a aprendizagem escolar também é considerada um processo natural que resulta