A inclusão do aluno com deficiência na escola comum deficiência mental
Deficiência Mental
Elen Francine
Profª Flávia Santos da Costa
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Licenciatura em Ciência Biológica (BID01120)
16/06/2011
RESUMO
Inclusão é dos temas mais recentes, discutidos pela escola, pais e governo, enfim por toda sociedade, durante muitos educadores de todo país tem se empenhado para que a inclusão de crianças e jovem com deficiência seja uma realidade, não só no papel, mais de fato, pois na realidade a inclusão não é um tema muito agradável para a escola, ainda há muita resistência quando á diferença, tanto da parte da escola como da maioria dos país que sentem certos desconforto(preconceitos)em deixa seus filhos estudando na mesma sala com crianças portadora de algum tipo de deficiência
Palavra-chave: Inclusão, Deficiência, Preconceito
1 INTRODUÇÃO
A inclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemico pelos mais diferentes segmento educacionais e sociais.
No entanto, inserir alunos com deficiência de toda ordem, permanente ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos á educação-e assim diz a constituição!
Inovar não tem necessariamente o sentido do inusitado. As grandes inovações estão, muitas vezes na concretização do óbvio, do simples, do que é possível fazer, mas que precisa ser desvelado para ser compreendido por todos aceitos sem outras resistências, senão aquelas que dão brilhos e vigor ao debates das novidades.
O objetivo de nossa participação neste evento é clarear o sentido da inclusão, com inovação, tornando-o compreensível, aos que se interessam pela educação como um direito de todos que precisa ser respeitados. Pretendemos, também de mostrar a viabilidade da inclusão pela transformação geral das escolas, visando a atender aos princípios deste novo paradigma educacional.
Para descrever o nosso caminho na direção