Portfólio
TÍTULO:
Inclusão Escolar – Avanços na Educação
Autora: Gonçalves, Maria Angélica da Silva
Universidade de Uberaba – UNIUBE –
Barbacena – MG
Dedicatória
Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pois sem Ele, nada seria possível e eu não estaria aqui, desfrutando, destes momentos que nos são tão importantes.
Aos meus pais João e Ines; pelo esforço, dedicação e compreensão, em todos os momentos desta e de outras caminhadas.
Metodologia de um novo ensino
Introdução
A inclusão escolar não se limita às pessoas com deficiência física ou mental, ela abrange também outras necessidades especiais, como aquelas que possuem dificuldades temporárias ou permanentes; sofrem de exploração sexual; são obrigadas a trabalhar; mora distante da escola; vivem em estado total de miséria ou por qualquer outro motivo que mantém o aluno fora da escola.
O alvo desta mudança de ensino é tornar a educação um direito de todos, respeitando os limites e dificuldades de cada aluno.
O mundo está constantemente mudando, e algumas pessoas têm a habilidade de prever as novas necessidades, as próximas modificações; são essas pessoas que se destacam em meio às novidades, pois estão sempre à frente, adotando os novos paradigmas. A verdade é que estamos sempre seguindo paradigmas e, quando eles entram em crise, vivemos um período de insegurança, mas também de liberdade para inovar. No momento, a instituição escolar está excessivamente burocrática, e faz-se necessário romper com este paradigma para que ela volte a fluir, a atingir todos os alunos sem preconceitos, tornando a inclusão um processo natural e banindo qualquer preconceito cultural, social, étnico ou religioso. A escola tem-se aberto a novos grupos sociais, mas sem reformulação de conceitos e de conhecimentos. Assim, o ensino é massificado e não há troca de experiências – isto é o que chamamos de democracia!O pensamento que norteia o atual sistema é muito