Resumo do livro: toda a física: hoje e através de sua história
Toda a Física: Hoje e através de sua história
1. A física de diferentes épocas, na tecnologia e na visão de mundo.
Mesmo na pré-história os seres humanos já tinham conhecimentos práticos para construções de abrigos, utensílios, ferramentas e armas, parte desse conhecimento e de suas convicções sobre o mundo constitui a pré-história da física.
Após o surgimento da escrita esses conhecimentos e convicções passaram a ser registrados, podendo-se falar de historia das ciências, em especial da Física.
Galileu Galilei e Isaac Newton, nos séculos XVI e XVII, foram os pioneiros no estudo de uma nova mecânica, unificaram as explicações dos movimentos terrestres e celestes, mostrando que só pela ação das forças é possível acelerar, deter ou curvar o movimento dos objetos da Terra ou dos astros no céu. A teoria da gravitação universal de Newton completou a tarefa de interpretar o movimento dos planetas, de veículos ou de pássaros com as mesmas leis físicas.
2. O estudo dos movimentos: A Mecânica:
2.1. Queda livre e lançamento de projéteis:
Uma das primeiras teorias sobre os movimentos, desenvolvida por Aristóteles na Grécia antiga, explicava os movimentos naturais, a queda de uma pedra, por exemplo, quanto maior o peso do objeto, mais rápido seria sua queda.
Para que algum objeto se movimente de forma contraria a sua natureza é necessário aplicar forças externas, como levantar um peso, por exemplo, nesses movimentos, a velocidade obtida pelo objeto é proporcional à força nele aplicado.
Tempos depois, uma das descobertas de Galileu foi que o tempo de queda no vácuo de um objeto largado em uma determinada altura, só depende da altura, sendo uma pluma ou um martelo, sua velocidade aumenta cerca de 10m/s a cada segundo de queda, a cada intervalo de tempo fica mais rápido e percorre maior distancia, Galileu percebeu que a seqüência numérica de queda é proporcional ao quadrado do tempo. Hoje chamamos essa aceleração do movimento como g