A inclusão do adolescente da Sindrome de Down na escola regular
A INCLUSÃO DO ADOLESCENTE DA SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA REGULAR
FAAT – FACULDADE ATIBAIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ATIBAIA – 2012
GRAZIELA APARECIDA DE CAMPOS – RA 1511055
A INCLUSÃO DO ADOLESCENTE DA SINDROME DE DOWN NA ESCOLA REGULAR
Projeto de monografia apresentada a Faculdades Atibaia, Na disciplina Investigação em Educação II, ministrado pelo Prof. Marcos Roberto de Faria Bernardi, no curso de Pedagogia como requisito parcial da avaliação.
FAAT – FACULDADE ATIBAIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ATIBAIA – 2012
PROJETO DE MONOGRAFIA
Tema
A inclusão do adolescente da síndrome de Down na escola regular.
Problema
Quais as maiores dificuldades que o portador enfrenta?
Qual a forma mais eficaz de incluir na escola regular?
Objetivo
Fazer um histórico sobre a síndrome de Down.
Identificar a percepção dos professores sobre a inclusão escolar das crianças com síndrome de Down.
Identificar as metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos professores na alfabetização das crianças com síndrome de Down.
Justificativa
A síndrome de Down é o tema que sempre quis abordar, pelo fato de ter na família e por estar convivendo. Também quis investigar como está sendo o processo de inclusão dos alunos portadores nas escolas de Ensino Regular Comum, sendo a inclusão uma obrigatoriedade no setor educacional.
A palavra inclusão recebe dois significados distintos na educação: um, quando possibilitamos às pessoas com deficiência iguais oportunidades de aprendizado, e outro quando se pensa no conceito de educação inclusiva, esta não apenas a simples inserção da criança dentro da sala de aula, e sim a criação de uma escola em que as pessoas com ou sem deficiências possam conviver e estudar, aprendendo a lidar com a diversidade. “Em consequência, a educação especial adquira uma nova significação,