Splash
SPLASH
Splash é o nome dado à técnica de fotografia na qual se ultiliza o flash para congelar o movimento da água no momento exato da queda de algum objeto nela.
Captadas em momentos que a água entra em contato com outro objeto, causando imagens únicas e criando resultados belíssimos. O clique perfeito é difícil de executar. Como na técnica de splash é utilizado líquidos difíceis de controlar o resultado, as tentativas mal sucedidas são bastante frequentes.
O splash é muito utilizado na fotografia de estúdio em várias campanhas publicitárias. Quem nunca viu uma propaganda em que o líquido de um copo vazava quando o gelo tocava sua superfície? Nas propagandas de bebidas alcóolicas e drinks diversos.
O efeito do liquido em movimento sendo fotografado no momento exato costuma causar um impacto no observador da imagem, que fica se perguntando como foi possível consegui-la. No entanto a construção de uma imagem com este efeito é bastante simples, tecnicamente falando, e sua maior dificuldade é que requer um pouco de paciência, pois é muito difícil sincronizar o tempo exato no momento de clicar.
Para conseguir congelar a imagem no momento certo você vai precisar principalmente de velocidade de disparo, 1/3000 ou 1/4000 são bons ajustes para este efeito. Isso vai afetar diretamente na exposição da imagem que ficará subexposta, logo um lugar muito bem iluminado é fundamental. Pode-se usar o flash embutido da câmera para ajudar na iluminação, caso a luz natural não ajude, mas isto limitará a velocidade do disparo, que em alguns equipamentos fica em torno de 1/400 no máximo.
Para a composição da fotografia a imaginação é quem comanda, e um dos pontos à favor pode ser o líquido usado, se for usar água tente contrastar usando um recipiente com cores fortes e um fundo escuro lembrando que a luz refletida na água no momento do clique vai ajudar a dar mais vida a imagem, se o líquido escolhido for leite, consiga alguns morangos para forçar o contraste