A importância da formação continuada
GORDIANO SANTANA AMARAL
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA E DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO FORMATIVO
ALTAMIRA - PA
Setembro/2009
1 INTRODUÇÃO
A elaboração deste trabalho visa levar aos futuros professores relatos sobre a profissão de professor. Trata-se de uma investigação sobre a nossa própria prática profissional, embasados por conceitos teóricos estudados sobre formação continuada de professores e as teorias da aprendizagem, contribuindo assim para que haja uma mudança na concepção dos docentes de que a dedicação exclusiva às disciplinas especifica não são suficientes para a profissão de professor.
Identificar uma relação existencial entre teoria e prática, possibilita um grande avanço no processo ensino-aprendizagem. Principalmente, auxiliando os educadores na condução do saber fazer conhecimento dentro da sala de aula. Para isso, a condução do processo de ensino requer uma compreensão clara e segura do processo de aprendizagem. A priori a sucessão de mudanças tecnológicas, evidencia a necessidade de formar um profissional voltado às novas tendências tecnológicas, naturalmente, fadado a determinar as linhas de produção e criticar a aquisição de novos conhecimentos. Assim sendo, tem-se a necessidade imediata de traçarmos uma nova estratégia para a ação educativa que é a revisão curricular nas universidades e, principalmente a implantação de novos programas de formação continuada para todos os professores em todas as esferas.
2 PROCESSO FORMATIVO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS TOMANDO COMO BASE OS REFERENCIAIS ESTUDADOS
Pensando criticamente sobre a formação que tivemos na universidade, podemos encontrar facilmente profundas marcas relacionadas à nossas práticas como educadores. As disciplinas da grade curricular que foram criticadas no inicio do curso, hoje, são a base que sustenta o bom desempenho no nosso trabalho. Lembramos muito bem