A importância da formação continuada de professores
Resumo:
Neste artigo abordaremos o tema da importância da formação continuada dos professores. O nosso objetivo é fazer uma breve reflexão mostrando que a formação continuada é imprescindível na atualidade, pois, devido aos avanços do mundo globalizado é necessário que o professor esteja atualizado com a nova dinâmica imposta pela nova dinâmica que a sociedade exige da escola e consequentemente dos professores. Os avanços são rápidos e estão em um processo contínuo de atualização, no qual verificamos o surgimento de novos métodos de ensino. Esta mudança rápida e contínua é, sem dúvida, uma das responsáveis das novas exigências, tanto da educação como da formação, esta última como resposta à impossibilidade de uma “educação para toda a vida”. É imperativa ao professor a prática construtora e reconstrutora de seus próprios conhecimentos atendendo a necessidade de sua utilização. A formação continuada do docente é uma ação que ocorre ao longo de sua vida profissional, é uma espécie de extensão da formação inicial, mas não se resume apenas a uma complementação, pois é a partir da experiência adquirida no cotidiano que irá contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Através da formação continuada melhora a prática docente, o que reflete numa melhora em todo o sistema educacional.
Palavras-chave: formação continuada, professores, história da formação docente no Brasil.
INTRODUÇÃO
As pesquisas sobre formação e profissão docente apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador de saberes profissionais. Considera-se, assim, que este, em sua trajetória, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de utilização dos mesmos, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais.
A discussão sobre o tema surge em âmbito internacional nas décadas de 1980 e 1990. Entre alguns dos motivos que contribuíram para a