Paper formação continuada de professores
Iraneide Galdino Moreira
Professor: Leonardo Paixão
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura/Ciências Biológicas (BID207) – Estágio I
25/05/2014
Resumo
O presente estudo teve como objetivo a abordagem sobre a importância da Formação Continuada para profissão docente na área de ciências, pois a formação docente não se baseia apenas na formação inicial e sim num continuo aprendizado. Com isso torna-se evidente que as oportunidades de Formação Continuada são necessárias para suprir algum vácuo deixado na formação inicial dos docentes, tanto quanto para mantê-los atualizados além de oferecer oportunidade de reflexão sobre o seu papel de educador e a importância do conteúdo transmitido na formação cidadã de seus educandos. Este estudo foi realizado, baseado em pesquisas feitas através da internet, o que possibilitou na busca de esclarecimentos com relação ao assunto abordado. Conclui-se então que, a necessidade do professor manter-se atualizado, ou seja, de manter uma educação permanente é o que lhe permite transmitir aos alunos, conhecimentos científicos atualizados.
Palavras-chave: Formação Continuada. Atualização. Área de ciências.
1. INTRODUÇÃO
Não há como se falar em educação de qualidade sem destacar a Formação Continuada de Professores. Por um lado a Formação Continuada de professores decorre da necessidade de preencher as lacunas deixadas pela formação inicial e que repercutem durante a prática docente, por outro lado ela é vista como consequência da constatação de que o campo educacional é bastante dinâmico requerendo que a classe docente lide constantemente com novos conhecimentos no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem principalmente na área de ciências.
O professor da área de ciências necessita mais do quê qualquer outro profissional, está atualizado, pois vivemos numa era onde a ciência e a tecnologia tornam-se essencial no cotidiano e