Formação continuada
RESUMO
Este paper tem como objetivo analisar a formação continuada como processo de ressignificação da prática pedagógica dos professores, sobre seu saber experimental, lançando um novo olhar a suas ações e refletindo sobre seu trabalho diário. Procurou-se enfatizar a formação continuada dos professores como necessidade que se impõe, a cada dia, através da pedagogia das competências, pela autonomia ou pela adaptação entre os três sujeitos: o eu individual, o eu pessoal e o eu social. Baseando-se nos estudos, chegou - se à conclusão que a melhoria qualitativa da profissionalização do professor deve incluir, ainda, além da formação inicial e da certificação de competência, mecanismos que priorizem a área de formação do docente nos programas de créditos educativos.
Palavras-chave: Formação. Avaliação. Prática Pedagógica. Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
O trabalho precisa ser contínuo e a formação continuada pode tornar-se esse caminho, onde teoria e prática se complementam. Essa é, em linhas gerais, a filosofia da formação em serviço, que vem ampliar e reforçar a formação inicial.
Os paradigmas sociais estão em processo de transição. As mudanças são muitas em todos os setores da sociedade. E para acompanhar esse ritmo imposto pela sociedade moderna, a escola, enquanto instituição formadora precisa preparar os profissionais que nela atuam principalmente os professores, visto que a sua prática é considerada base para o desenvolvimento humano e social.
A formação continuada tem a função de instrumentalizar o professor para melhorar a docência tanto no aspecto reflexivo quanto conteúdo- metodológico e nos faz repensar nas formações continuadas de maneira que os resultados possam ser sentidos na sala de aula, através da aprendizagem dos alunos.
‘’ a formação de profissionais da educação, de modo a atender os objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do desenvolvimento do