Formação continuada
Roberto Kopaef Assumpção
Professora - Marcia Denise Gressler
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Matemática Mad_0134 – Prática do Módulo I
27/11/2012
1 RESUMO
A formação de professores para o ensino de primeiro e segundo grau tem apresentado uma queda acentuada na competência destes profissionais nas ultimas décadas. Esta queda de qualidade e notória tanto na conhecimento teórico destes profissionais como na plicação pratica, ao seja , na capacidade de transmitir o conhecimento para os alunos. Este fator tem trazido à tona a discussão refente a formação continuada destes professores como forma de solução do problema. O professor se especializando e adquirindo novos habilidades depois de entrar efetivamente no mercado de trabalho, ao seja , quanto já esta praticando a docência.
Palavras-chave: Formação de professores. Competência. Didática. Conhecimento teórico. Conhecimento pratico.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como abjetivo analisar a formação continuada de professores , ou seja , a criação de alta competência docente parra os professores em atividade .
Esta analise parte do principio que a formação continuada acontece de duas maneiras básicas .Através dos cursos convencionais de especialização , congressos e demais meios acadêmicos bem como no cotidiano escolar .
As analises são feitas com dados de matérias e trabalhos publicados bem como dados estatísticos do sistema educacional brasileiro , colhidos pelo MEC , Inep e educacentro .
2 DESENVOLVIMENTO
Todas as pesquisas realizadas nos últimos tempos ( final do seculo vinte e inicio do seculo vinte e um ) demostram que o sistema educacional tem se encaminhado para um processo falimentar e que uma , não a única , das causas deste processo e a na formação dos educadores nos respectivos cursos de graduação. Estes profissionais tem saído dos bancos escolares e ingressado no mercado de trabalho sem a competência teórica e sem a competência