Drenagem urbana
Drenagem é o termo empregado na designação das instalações destinadas a escoar o excesso de água. Entende-se por drenagem urbana pluvial o sistema destinado ao escoamento das águas de chuva no meio urbano. Esta definição, no entanto, não demonstra a complexidade dos fatores que envolvem o tema. De fato, um sistema de drenagem urbana pluvial está intimamente ligado ao modo como o homem usa e ocupa o solo.
Por que ocorrem as enchentes urbanas?
As enchentes urbanas são resultado da combinação dos fenômenos naturais e das ações antrópicas.
É normal no regime hídrico de um curso d’água existir os períodos de estiagem e de cheias. Nas épocas de cheia, correspondente às estações de chuvas acontece uma inundação da área adjacente a este curso d’água, denominada área de inundação. Para efeitos de projeto, a área de inundação é limitada pelo nível que alcança a água, para um determinado período de retorno, geralmente de 100 anos. A planície de inundação é formada pelos terrenos baixos adjacentes a um recurso hídrico e que podem, eventualmente, ser coberto pelas águas de inundações.
Por que ocorrem as enchentes urbanas?
As enchentes naturais fazem, então, parte do ciclo de vida de um corpo hídrico, contribuindo inclusive, para a diversidade do ecossistema, pois este regime de seca e alagamento propicia condições para diferentes formas de vida se adaptar ao local. O homem também aprendeu a se beneficiar com as enchentes naturais, ao descobrir, ainda em seu estado primitivo, a agricultura. Foi às margens dos rios, em solos fertilizados devido ao avanço e posterior recuo da água, que as primeiras civilizações se originaram, ao passar a cultivarem o próprio alimento. Tal processo ocorreu de forma tão desordenada, que é comum observar nos dias de hoje, principalmente nas médias e grandes cidades, que até mesmo chuvas de pequena intensidade, causam empoçamentos, enchentes e deslizamentos de encostas, trazendo prejuízos