Corrupção
Corromper consiste em uma transformação danosa para a sociedade que quebra um estado funcional e organizado. Atualmente um dos principais problemas visto no Brasil é o aumento da corrupção. E pouco tem sido feito para evitar a tomada do poder por pessoas dessa índole e medidas levianas tem sido usadas para tais infratores.
Como foi citado por Lord Acton: "o poder tende a corromper e o poder absoluto corrompe absolutamente". O que mostra que a corrupção tem uma origem remota, vinda de governantes totalitários, como nos famosos governos nazismo alemão e no stalinismo comunista russo, em que o poder é usado em benefício privado, com privilégios e imunidades que se referem ao cargo e não à pessoa que o ocupa.
Hoje a corrupção política através do suborno, intimidação, extorsão, abuso do poder facilita o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. Fatos que ocorrem devido à liberação de poderes amplos ou mal definidos a funcionários públicos nomeados sem critérios de avaliação, ou seja, através da falta de informação que a população tem na hora de escolher seus candidatos.
Atividades que constituem corrupção ilegal diferem por país e jurisdição, não existe nação ela seja nula. No entanto, numa escala de zero a dez, em que países com menor taxa de corrupção suas notas estão na faixa entre nove e dez, o Brasil possui média de 3,7. E países ricos democráticos possuem menos corrupção por que sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos, sendo assim mais difíceis de enganar.
Portanto, é preciso informar a população, fazer com que as pessoas interessem por política para que entendam as repercussões e a importância de um voto sensato e é necessário que se tenha uma punição adequada aos corruptos, que muitas vezes saem ilesos, cumprindo pouco tempo de prisão e com várias regalias. Pois corrupção é sem dúvida uma das maiores formas de