Corrupção
JOÃO DOS SANTOS BRAGA
A CORRUPÇÃO NO BRASIL:
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
MANAUS – AM
17 DE ABRIL DE 2015
Fabiana Corsino da Silva nº 12; Victoria Maria da Silva Palmeira nº29
A CORRUPÇÃO NO BRASIL:
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
MANAUS – AM
17 DE ABRIL DE 2015
Introdução
O objetivo desta pesquisa tem fundamento na busca por fatores que possam ter influenciado o alto nível de corrupção, hoje existente, no Brasil. Se faz necessária um estudo no âmbito do processo histórico-cultural brasileiro para que se possa encontrar nas suas raízes, alguns fatores que expliquem o nosso contexto atual.
A diversidade de controvérsias e a constante necessidade de aperfeiçoamento em torno da matéria são fatores que, da mesma forma, justificam o presente estudo, demonstrando o quão oportuna é a investigação sobre o tema, sem que, para tanto, pretenda-se o esgotamento do assunto. Tem-se, é certo, o objetivo de contribuir, de modo geral, para a formação de novas compreensões e para o encontro de soluções.
Verifica-se, portanto, a necessidade de se analisar as possíveis causas da corrupção, hoje inseparável no seio da sociedade brasileira, para que, a par desse exame, se busquem meios eficazes que possibilitem a erradicação desse mal.
1. Breve juízo acerca da Corrupção
Para se ter uma melhor compreensão do objeto do presente estudo, deve-se a priori aclarar o que pode ser entendido como corrupção, nos seus mais diversos conceitos.
Uma das maiores dificuldades no estudo da corrupção é, justamente, a sua conceituação. A corrupção abrange uma gama de atos que incluem desde suborno, nepotismo a tráfico de influências, condutas estas que na maioria das vezes tem relação intrínseca com o desvio de função da posição pública em benefício de favorecimentos privados.
Podemos dizer que existem várias interpretações acerca do significado do termo, entre elas, identificamos a corrupção no seu aspecto